terça-feira, 26 de novembro de 2013

Gerenciamento de projetos focados em descobertas

Para abordar a transformação digital com foco no cliente, aposente as estruturas tradicionais de gerenciamento de projetos. Entregar no prazo e dentro do orçamento ainda é importante, mas esqueça aquela ideia de “risco mínimo”. Para desenvolver projetos de transformação digital efetivos, é preciso assumir mais riscos  e trabalhar de forma interativa, com resultados desconhecidos, usando princípios ágeis. A Gartner chama essa nova forma de gerenciamento de Projeto Orientado para Descobertas. O grande lance é construir hipóteses, conduzir experimentos e, sobretudo, APRENDER!


Compilamos algumas recomendações interessantes da Gartner, Forrester e PWC que ajudam muito o alcance do sucesso neste tipo de projeto:


Mantenha o staff  do projeto pequeno: o ideal são entre seis e oito executivos. Incorpore analistas interdisciplinares, de preferência com know-how em marketing, comunicação, finanças e vendas. Grandes equipes não são aconselhadas para trabalhos rápidos e agilidade é FUNDAMENTAL, principalmente no ramo de tecnologia. Muitas decisões precisarão ser tomadas em tempo real.


Entenda os clientes como usuários: organizações B2B, particularmente, costumam conhecer os seus compradores, mas sabem pouco sobre quem realmente usa seus produtos. Entender bem esse público é fundamental para manter o relacionamento e engajá-los com a marca.


Análise de comportamento: esteja atento e aberto para entender como seus stakeholders percebem os problemas, utilizam as informações e analisam dados online. O mais importante: conecte-se com eles.


Descentralize com transparência e colaboração: para ganhar agilidade e velocidade, confira mais autonomia e poder para a sua equipe. Fluidez e corresponsabilidade são os segredos.

Não tenha medo das rupturas: mudanças radicais nas tecnologias levam a mudanças radicais nos negócios. Portanto, esteja pronto para mudar, desaprender e aprender tudo de novo. Esteja atento às novas oportunidades para ganhar vantagem competitiva e se aproximar dos seus stakeholders. “To digitally disrupt yourself, you must disrupt your process and your product” James L. McQuivey, Ph.D. Vice presidente e Analista Principal de pesquisas para CMOs da Forrester. Sobre Digital Disruption recomendamos: 
http://solutions.forrester.com/disruption-ban?intcmp=mkt:ban:spot:Oct15_DD

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