segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Um empurrãozinho na criatividade.

Todos nós somos criativos. Lembra das suas brincadeiras de criança? Dos seus desenhos? Das perguntas para seus pais?
No entanto, com o passar dos anos, a socialização e educação formal praticada na maioria das escolas acabam nos levando a reprender muitos desses impulsos criativos infantis. Aprendemos a ser mais maduros, mais prudentes, mais cautelosos, mais atentos aos julgamentos alheios.
Hoje em dia, criatividade é essencial para se ter sucesso em muitas áreas e organizações. Pesquisa recente da IBM com CEOs de todo o mundo revelou que este é o traço mais procurado para os líderes de hoje - mais do que o rigor, a disciplina de gestão, a integridade ou até mesmo a visão.
Em Stanford University’s “d.school”, escola criada pelo fundador da IDEO, David Kelley, os alunos aprendem a desenvolver a sua criatividade. Segundo seus professores, eles não aprendem a ser criativos, eles redescobrem a creative confidence - nossa capacidade natural de chegar a novas ideias e a coragem de implementá-las. Para isso, é usada uma abordagem que ajuda as pessoas a superarem os medos que bloqueiam a criatividade - medo do desconhecido, de ser julgado, de dar o primeiro passo e de perder o controle.
Para ser criativo nos negócios, segundo Tom Kelley, CEO da IDEO, é necessário sair de trás da sua mesa e se jogar nesse mundo caótico (tudo bem, as palavras dele não foram exatamente essas, mas a minha interpretação é essa). É lá que você terá os melhores insights. Aventurando-se para buscar aprendizado, fugindo do óbvio e do rotineiro. Não espere que as melhores ideias surjam só dos seus clientes, do seu chefe, dos seus colegas e dos seus concorrentes. Olhe para fora. Saia da zona de conforto. Não tenha medo do desconhecido.
Criatividade é algo que você pratica, e não apenas um talento que nasce com você.
Outro empurrãozinho é usar a metodologia Design Thinking na sua prática de trabalho. Mas quero falar mais disso em outros posts.

Para finalizar, vídeo do David Keller no TED 2012 – “Como construir sua confiança criativa”:


Um comentário:

  1. Sugiro a leitura de A Criatividade Quantica, de Amit Goswami, já lançado nos EUA e com lançamento previsto para o próximo ano aqui no Brasil. Vamos ver se ele tem algo criativo a dizer.

    ResponderExcluir